Este planejamento foi elaborado pelos professores do 1º ano em Formação do PNAIC e aplicado em todas as turmas que atuam.
O poema As Borboletas faz parte da Sequência didática com o Gênero poemas que foi desenvolvida pelos Professores Alfabetizadores com base na Proposta do PNAIC.
PLANO DE AULA
ETAPA 3º MÊS _1º
SEMANA _1º DATA :09 /_09_/ _2013
PROFESSOR (A): Todas 1º ano
MUNÍCIPIO:_Pojuca___
|
TEMPO PARA GOSTAR DE LER
(Selecionar textos significativos;
fazer uso de diferentes gêneros textuais; evitar textos imbuídos de
preconceito de raça, sexo, gênero, credo, etc.)
|
OBJETIVO
·
Despertar o gosto pela leitura.
|
ESTRATÉGIA
·
Arrumar os alunos em círculo;
·
Apresentação do livro: título, autor, ilustrador.
|
RECURSO
·
Livro.
|
RODA DE LEITURA
E ORALIDADE
(Mobilização de
conhecimentos construídos e desenvolvimento da fala com compreensão)
|
OBJETIVO
·
Ler o poema “As Borboletas”.
|
ESTRATÉGIA
·
Apresentar no cartaz o poema “As Borboletas”;
·
A professora deverá perguntar para os alunos Qual é o gênero textual
que está no cartaz?Observar se os alunos conseguiram identificar qual foi o
gênero;
·
Explicar para os alunos o que é um poema, o que é estrofe, o que é
verso;
·
A professora deverá fazer a leitura do texto com entonação e voz alta
e em seguida iniciar os questionamentos: Qual é o título do texto? Qual é o
autor? Falar com os alunos sobre o autor.
|
RECURSO
·
Papel metro e quadro.
|
LENDO E COMPREENDO
(Apropriação da leitura
compreensiva)
|
OBJETIVO
·
Ler e compreender o poema;
·
Fazer a interpretação do poema oralmente.
|
ESTRATÉGIA
·
Pedir que os alunos façam a leitura coletiva do poema;
·
Iniciar os questionamentos sobre o poema: Do que fala o poema? Quais
as cores das borboletas? Qual a cor que você mais gosta? Quantas estrofes têm
o poema? E quantos versos?
·
Pedir para numerar o poema e circular as palavras ( BORBOLETAS,
AMARELAS, BRANCAS, AZUIS, PRETAS, ESCURIDÃO);
·
Pedir para os alunos fazerem dobradura de borboletas das cores das
borboletas do poema e em seguida colar no cartaz do poema.
|
RECURSO
·
Papel.
|
AQUISIÇÃO DA ESCRITA
(Apropriação do sistema
alfabético)
|
OBJETIVO
·
Identificar no poema as
palavras solicitadas pela professora;
·
Identificar as estrofes e os versos do poema;
·
Ilustrar o poema.
|
ESTRATÉGIA
·
Distribuir para cada aluno o poema e pedir que circulem as palavras
trabalhadas anteriormente e as estrofes e numerem os versos;
·
Pedir que os alunos ilustrem o
poema.
|
RECURSO
·
Papel.
|
ESCREVENDO DO SEU JEITO
(Escrita espontânea)
|
OBJETIVO
·
Escrever espontaneamente palavras do poema.
|
ESTRATÉGIA
·
Solicitar que o aluno escreva do seu jeito as palavras do poema que a
professora irá ditar.
|
RECURSO
·
Caderno.
|
OBSERVAÇÕES
|
Slot Machines | DrmCD
ResponderExcluirFind Slot Machines in 동두천 출장샵 Miami, 밀양 출장샵 FL 포천 출장안마 and read our expert reviews to find the best online 제주 출장안마 casinos 상주 출장샵 and their games, including Slots machines. Rating: 3.4 · Review by DrmCD