quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Planejamento com o poema: As Borboletas

46.gif



Este planejamento foi elaborado pelos professores do 1º ano em Formação do PNAIC e aplicado em todas as turmas  que atuam.
O poema As Borboletas faz parte da Sequência didática com o Gênero poemas que foi desenvolvida pelos Professores Alfabetizadores com base na Proposta do PNAIC.

                                    
                                
PLANO DE AULA

ETAPA 3º     MÊS _1º      SEMANA _1º       DATA :09  /_09_/ _2013
PROFESSOR (A): Todas 1º ano     
MUNÍCIPIO:_Pojuca___

TEMPO PARA GOSTAR DE LER
(Selecionar textos significativos; fazer uso de diferentes gêneros textuais; evitar textos imbuídos de preconceito de raça, sexo, gênero, credo, etc.)
OBJETIVO
·         Despertar o gosto pela leitura.
   ESTRATÉGIA
·        Arrumar os alunos em círculo;
·        Apresentação do livro: título, autor, ilustrador.

RECURSO
·        Livro.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE
(Mobilização de conhecimentos construídos e desenvolvimento da fala com compreensão)
OBJETIVO
·         Ler o poema “As Borboletas”.
ESTRATÉGIA
·         Apresentar no cartaz o poema “As Borboletas”;
·         A professora deverá perguntar para os alunos Qual é o gênero textual que está no cartaz?Observar se os alunos conseguiram identificar qual foi o gênero;
·         Explicar para os alunos o que é um poema, o que é estrofe, o que é verso;
·        A professora deverá fazer a leitura do texto com entonação e voz alta e em seguida iniciar os questionamentos: Qual é o título do texto? Qual é o autor? Falar com os alunos sobre o autor.
RECURSO
·        Papel metro e quadro.
LENDO E COMPREENDO
(Apropriação da leitura compreensiva)
OBJETIVO
·        Ler e compreender o poema;
·        Fazer a interpretação do poema oralmente.
ESTRATÉGIA
·        Pedir que os alunos façam a leitura coletiva do poema;
·        Iniciar os questionamentos sobre o poema: Do que fala o poema? Quais as cores das borboletas? Qual a cor que você mais gosta? Quantas estrofes têm o poema? E quantos versos?
·        Pedir para numerar o poema e circular as palavras ( BORBOLETAS, AMARELAS, BRANCAS, AZUIS, PRETAS, ESCURIDÃO);
·        Pedir para os alunos fazerem dobradura de borboletas das cores das borboletas do poema e em seguida colar no cartaz do poema.

RECURSO
·       Papel.

AQUISIÇÃO DA ESCRITA
(Apropriação do sistema alfabético)
OBJETIVO

·        Identificar  no poema as palavras solicitadas pela professora;
·        Identificar as estrofes e os versos do poema;
·        Ilustrar o poema.
ESTRATÉGIA

·        Distribuir para cada aluno o poema e pedir que circulem as palavras trabalhadas anteriormente e as estrofes e numerem os versos;
·         Pedir que os alunos ilustrem o poema.

RECURSO

·        Papel.
ESCREVENDO DO SEU JEITO
(Escrita espontânea)
OBJETIVO
·         Escrever espontaneamente palavras do poema.
ESTRATÉGIA
·         Solicitar que o aluno escreva do seu jeito as palavras do poema que a professora irá ditar.
RECURSO

·        Caderno.
OBSERVAÇÕES















Um comentário:

  1. Slot Machines | DrmCD
    Find Slot Machines in 동두천 출장샵 Miami, 밀양 출장샵 FL 포천 출장안마 and read our expert reviews to find the best online 제주 출장안마 casinos 상주 출장샵 and their games, including Slots machines. Rating: 3.4 · ‎Review by DrmCD

    ResponderExcluir