sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sequência didática 3º ano

É por meio do planejamento que o professor busca melhor organizar sua prática. Nesse sentido, os professores alfabetizadores do município de Pojuca têm desenvolvido um trabalho através de sequências didáticas com os diversos gêneros textuais, possibilitando as crianças refletirem e analisarem sobre a escrita e a leitura de forma prazerosa e significativa.


Sequência  Didática

Esta SD está amparada teoricamente em Schneuwly e Dolz (2004) e foi aplicada no 3º Ano, do Ensino Fundamental, com a finalidade de ajudar o aluno a compreender melhor o gênero textual receita permitindo-lhe vivenciar ler e escrever  essa modalidade de texto de forma criativa e lúdica.

Escola: Herádio Fonseca Barroso.                                                                 
Ano: 3º ano                                                                                                   
Gênero: Receita.                                                                                                                 Orientadora: Rozalia Alves dos Santos Gonçalves
Conteúdos trabalhado:  leitura, interpretação,escrita e reescrita, encontro vocálico , consonantal, quantidade, dobro.

Objetivos:
  • Conhecer e discutir sobre receitas diversas;
  • Compreender o gênero textual receita;
  •  Identificar no texto palavras que tenham encontro vocálico e consonantal;
  • Realizar operações de acordo com a quantidade encontrada na receita;
  • Organizar um livro de receitas.

Tempo estimado: 9 aulas

Direitos da aprendizagem contemplados:
  • Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros, com autonomia.
  • Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.
  • Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
  • Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos; comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

Áreas do conhecimento: Língua portuguesa, matemática e Ciências     

Materiais necessário: Cartaz, atividade xerografada, caderno do aluno, receitas Livro do acervo Rimas Saborosas, lápis de cor, papel metro, piloto e ingredientes da receita.

Desenvolvimento: Procedimentos metodológicos (Desenvolvimento da sequência didática)

1ª  etapa (1 aula)
 Apresentação da situação
Nesta primeira parte foi explicado ao aluno que iríamos estudar o gênero textual receitas através do livro do acervo e outras pesquisadas  e no final a construção de um livro de receitas para ser usados pelos familiares e integrantes da escola.

2ª etapa  (2 aulas)
  • Apresentação do livro SABORES DA AMERICA (Título, autor, capa e ilustração)            
  • Ler a biografia do autor e ilustrador;                                                              
  • Falar do livro, fazer questionamentos sobre o título, escrever no quadro Rimas saborosas, fazer questionamentos.                                                                                               
Outras atividades:                                                                                                                      
  •   Escolher uma receita do livro, ler para os alunos;
  •  Apresentar em papel metro uma receita escolhida pela turma ( ingredientes, modo de preparo);
  •  Conversar com os alunos sobre a estrutura do gênero;
  •  Reler passo a passo da receita escolhida;
  • Analisar os ingredientes que a compõe;
  • Compreender o modo de preparo da recita;
  • Pedir que falem oralmente sobre seu alimento preferido;
  • Solicitar que façam uma receita em casa com sua família da sua comida preferida;        
  • Pedir que os alunos encontrem no texto palavras que contenham encontro vocálicos e consonantal;
  • Copiar as palavras do texto e fazer a separação de sílabas classificando quanto ao encontro vocálico;
  • Realizar atividades no caderno com encontros consonantais e separação de sílabas e         pedir para os alunos que tragam receitas referentes a comidas típica das festas juninas. no dia seguinte.

3ª etapa (1 aula)
·    Solicitar que entregue as receitas pedidas no dia anterior, conversar com eles sobre as receitas, coletar e guardar para o dia seguinte;
·     Retomar com os alunos sobre origem, tradição e comidas típicas;
  • Discutir sobre as diferentes  receitas usadas na época das festas juninas;
  • Solicitar que digam como é feita,  quais os ingredientes etc;
·     Apresentar  em um cartaz uma receita de  cuscuz de tapioca destacando ingredientes e modos de fazer;
·      Rever a estrutura  da receita ;
·         Ler a receita para os alunos.
4ª etapa (2 aulas)
·         Reler a receita do cuscuz de tapioca, individual e coletivo, solicitar que o aluno leia para    desenvolver a leitura;
·         Analisar passo a passo a receita;
·         Discutir sobre: como será feita a receita (O modo de fazer);
·         Apresentar os ingredientes aos alunos;
·         Realizar  a receita de cuscuz de tapioca em sala de aula. (esperar e saborear em sala.)
·         Solicitar que relatem oralmente o que acharam  da receita realizada em sala de aula;
·         Pedir que registrem no caderno as quantidades dos ingredientes trabalhadas na receita;
·         Solicitar que dobrem a quantidade dos ingredientes trabalhados  e registrem no caderno.
5ª etapa (2 aulas)
·         Ler e discutir as receitas que eles trouxeram no segundo dia;
·         Apresentar  outras receitas xerocopiadas;
·         Pedir que leiam e identifiquem os ingredientes e o modo de fazer;
·         Entregar para os alunos folhas de papel ofício pedir que dobre ao meio em forma de  um livrinho e pedir que escreva as receitas e ilustre. Para formar um livrinho de receita.
  • Fazer as correções necessárias do livro de receita.
7ª etapa ( 1 aula)
·         Ler uma receita ilustrada com desenhos;
·         Apresentação do livro para a escola e exposição no cantinho de leitura;
·         Cada aluno levará o livro para uso dos seus familiares.

Referências:
Livro do acervo das obras complementares: Sabores da América de Ana María Pavez e Constanza Recart
Imagens: Isabel Hojas .

Aluna ajudando na receita do cuscuz de tapioca.
           

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