sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sequência didática 2º ano

É por meio do planejamento que o professor busca melhor organizar sua prática. Nesse sentido, os professores alfabetizadores do município de Pojuca têm desenvolvido um trabalho através de sequências didáticas com os diversos gêneros textuais, possibilitando as crianças refletirem e analisarem sobre a escrita e a leitura de forma prazerosa e significativa.


Sequência Didática

Escola: Pedro Leal Cardoso
Professora: Mariá Santos da Silva
Ano: 2º
Gênero textual: Paródia
Tempo estimado: 05 aulas
Orientadora: Edneuza Souza Cristo 
Áreas de conhecimento: Linguagem, história.

Conteúdos Trabalhados: Leitura e escrita, valores ( éticos, morais e afetivo), oralidade e reflexão metalinguística ( Análise estrutural e fonológica das palavras ), paisagem local.
Direitos de aprendizagem:
  • Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
  • Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades com ajuda de escriba;
  • Conhecer um pouco sobre a história do seu munícipio;
  • Identificar os fatos históricos ou as práticas sociais que dão significado aos patrimônios culturais na localidade;
  • Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e as finalidades propostas.
 Objetivos: 
  • Compreender o gênero textual Paródia como recurso expressivo criativo;
  • Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida;
  • Estimular o hábito de leitura e a produção textual;
  • Produzir coletivamente uma paródia para homenagear a sua cidade;
  • Conhecer a cultura popular da sua cidade. 
Primeira EtapaApresentação da situação. 
  • Ativação do conhecimento prévio; 
Iniciei fazendo uma pergunta aos alunos; Se lembram de já ter lido ou escutado um texto ou uma música que lembre outro texto ou mesmo uma música? 
  • Após ouvir todos, apresentei em um cartaz uma paródia musical utilizada na campanha política.
Em seguida, perguntei aos alunos o que eles acharam?
De que forma o autor se aproveitou da música?
Escrevi as respostas no quadro e expliquei aos alunos que aquelas músicas da campanha política são exemplo prático do que é uma paródia. Logo após coloquei para os alunos ouvirem.
Continuei fazendo questionamentos sobre o que é uma paródia para que todos entendessem do que se trata uma paródia. 
Segunda Etapa: Preparação para construção da escrita e produção do texto Paródia sobre Pojuca. 
  • Dividir a turma em grupos observando os níveis de aprendizagem dos alunos para que todos participassem e entreguei uma cantiga de roda (Sapo Cururu) para que os alunos construíssem uma paródia com base na cantiga Sapo Cururu para homenagear sua cidade.
  • Entreguei aos alunos uma folha de papel para que eles em grupo com a intervenção do professor iniciem a produção. E acompanhei a escrita deles.
 Terceira Etapa: Apresentação das produções para selecionar uma. 
  • Fiz a leitura dos textos e pedi aos alunos que escolhessem um; após a escolha fiz a leitura do texto escolhido para a turma. Em seguida, coloquei no quadro para fazer algumas intervenções coletivamente pedindo que a turma dessem suas contribuições e fiz a correção coletiva. 
Quarta EtapaConclusão da Paródia 
  • Apresentei para os alunos a paródia no cartaz;
  • Analisei o Gênero Textual paródia característica, formação e utilidade social (inclusive na escola)etc.;
  • Li para os alunos a paródia no quadro apontando para as palavras;
  • Entreguei a paródia xerocopiada para os alunos fazerem a leitura individual e coletiva;
  • Cantei juntamente com os alunos a paródia lembrando que foi retirada da cantiga Sapo Cururu. 

Paródia Centenário
                                    (Sapo Cururu)
 VIVA O CENTENÁRIO
DE NOSSA POJUCA
NOME DE ORIGEM INDÍGENA
É YAPO YUCA
FOI GARCIA D ÁVILA
GRANDE BANDEIRANTE
QUE NOSSA POJUCA FUNDOU
CIDADE TÃO BRILHANTE 
ERA SÓ UMA VILA
NO SEU COMECINHO 
HOJE É UMA CIDADE, BAIANA    
DO NOSSO BRASIL                       } BIS       
                        (Autores: alunos do 2ºano) 
Quinta etapa:  Avaliação

  • Participação nas atividades propostas avaliando o texto produzido;
  • Apresentação da paródia da turma.

Referências
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Unidade 6.
Site: revistaescola.abril.com.br › ... › Língua Portuguesa ›.



                                                   Aluna lendo a paródia


Nenhum comentário:

Postar um comentário