É por meio
do planejamento que o professor busca melhor organizar sua prática. Nesse
sentido, os professores alfabetizadores do município de Pojuca têm desenvolvido
um trabalho através de sequências didáticas com os diversos gêneros textuais,
possibilitando as crianças refletirem e analisarem sobre a escrita e a leitura
de forma prazerosa e significativa.
Sequência Didática
Escola: Pedro Leal Cardoso
Professora: Mariá Santos da Silva
Ano: 2º
Gênero textual:
Paródia
Tempo estimado: 05
aulas
Orientadora: Edneuza
Souza Cristo
Áreas de conhecimento: Linguagem, história.
Conteúdos Trabalhados: Leitura e escrita,
valores ( éticos, morais e afetivo), oralidade e reflexão metalinguística (
Análise estrutural e fonológica das palavras ), paisagem local.
Direitos de
aprendizagem:
- Reconhecer finalidades de textos lidos pelo
professor ou pelas crianças;
- Planejar a escrita de textos considerando o
contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a
diferentes finalidades com ajuda de escriba;
- Conhecer um pouco sobre a história do seu
munícipio;
- Identificar os fatos históricos ou as práticas
sociais que dão significado aos patrimônios culturais na localidade;
- Utilizar vocabulário diversificado e adequado
ao gênero e as finalidades propostas.
Objetivos:
- Compreender o gênero textual Paródia como
recurso expressivo criativo;
- Estimular a fixação dos conteúdos
sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e
divertida;
- Estimular o hábito de leitura e a produção
textual;
- Produzir coletivamente uma paródia para
homenagear a sua cidade;
- Conhecer a cultura popular da sua
cidade.
Primeira Etapa: Apresentação da situação.
- Ativação do conhecimento prévio;
Iniciei
fazendo uma pergunta aos alunos; Se lembram de já ter lido ou escutado um texto
ou uma música que lembre outro texto ou mesmo uma música?
- Após ouvir todos, apresentei em um cartaz uma
paródia musical utilizada na campanha política.
Em seguida,
perguntei aos alunos o que eles acharam?
De que forma o
autor se aproveitou da música?
Escrevi as
respostas no quadro e expliquei aos alunos que aquelas músicas da campanha
política são exemplo prático do que é uma paródia. Logo após coloquei para os
alunos ouvirem.
Continuei
fazendo questionamentos sobre o que é uma paródia para que todos entendessem do
que se trata uma paródia.
Segunda Etapa: Preparação para construção da escrita e produção do texto
Paródia sobre Pojuca.
- Dividir a turma em grupos observando os níveis
de aprendizagem dos alunos para que todos participassem e entreguei uma
cantiga de roda (Sapo Cururu) para que os alunos construíssem uma paródia
com base na cantiga Sapo Cururu para homenagear sua cidade.
- Entreguei aos alunos uma folha de papel para
que eles em grupo com a intervenção do professor iniciem a produção. E
acompanhei a escrita deles.
Terceira Etapa: Apresentação das produções para selecionar uma.
- Fiz a leitura dos textos e pedi aos alunos que
escolhessem um; após a escolha fiz a leitura do texto escolhido para a
turma. Em seguida, coloquei no quadro para fazer algumas intervenções
coletivamente pedindo que a turma dessem suas contribuições e fiz a
correção coletiva.
Quarta Etapa: Conclusão da Paródia
- Apresentei para os alunos a paródia no cartaz;
- Analisei o Gênero Textual paródia
característica, formação e utilidade social (inclusive na escola)etc.;
- Li para os alunos a paródia no quadro
apontando para as palavras;
- Entreguei a paródia xerocopiada para os alunos
fazerem a leitura individual e coletiva;
- Cantei juntamente com os alunos a paródia
lembrando que foi retirada da cantiga Sapo Cururu.
Paródia Centenário
(Sapo Cururu)
VIVA O
CENTENÁRIO
DE NOSSA
POJUCA
NOME DE ORIGEM
INDÍGENA
É YAPO YUCA
FOI GARCIA D
ÁVILA
GRANDE
BANDEIRANTE
QUE NOSSA
POJUCA FUNDOU
CIDADE TÃO
BRILHANTE
ERA SÓ UMA VILA
NO SEU COMECINHO
HOJE É UMA CIDADE, BAIANA
DO NOSSO
BRASIL
} BIS
(Autores: alunos do 2ºano)
Quinta
etapa: Avaliação
- Participação nas atividades propostas
avaliando o texto produzido;
- Apresentação da paródia da turma.
Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa Unidade 6.
Aluna lendo a paródia
Nenhum comentário:
Postar um comentário