O livro A pipa e a flor retrata
poeticamente a história de amor entre uma pipa e uma flor. Primeiro, o autor
descreve a “natureza” da pipa, para, em seguida, narrar o encontro entre ela e
a flor, como também os desafios de manter uma relação afetiva entre sujeitos
com trajetórias tão diferentes. O livro possibilita boas discussões em grupo,
ao propor três possibilidades de desfecho, cabendo a escolha ao leitor. Valoriza,
assim, o respeito pelas diferenças e pelas escolhas que os indivíduos fazem
para si, desconstruindo a noção de amor como um sentimento que também encerra
dominação.
Este Planejamento foi elaborado pelos Professores Alfabetizadores do 3º Ano e aplicado em todas as turmas da Sede distrito e Zona Rural do município.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO
DE PLANEJAMENTO
Período: Período de 27 à 29 /05/2013.
Orientadora: Rozalia Alves dos
Santos Gonçalves.
3º ano.
1º dia
|
LEITURA PARA DELEITE (Selecionar textos
significativos; ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a
adequação a faixa etária e conteúdos
das mensagens, evitando preconceito de
raça, sexo, gênero, credo)
|
OBJETIVO
§
Estimular o prazer pela leitura.
|
ESTRATÉGIA
§
Organizar o ambiente;
§
Convidar os alunos a sentarem
em círculo;
§
Apresentar o livro, autor, ilustrador;
§
Realizar a leitura do livro.
|
RECURSO
§
Livro de história ou textos.
|
RODA DE LEITURA E ORALIDADE (
Hora da leitura - Aquisição da leitura e desenvolvimento da fala, criar
expectativas e interesse no leitor, levar a formular hipóteses, e fazer
previsões do texto.
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
(Dialogar com os
alunos que este é o
título do livro que irão estudar;)
Convidar os alunos a sentarem em semicírculo nas cadeiras ou tapete e começar o estudo do livro
|
RECURSO
|
LEITURA
COM COMPREENSÃO ( Linhas e entrelinhas - Apropriação da leitura compreensiva,
exploração do texto e vocabulário)
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
ü Qual o título do livro? Quem é o autor? Ou
autores?
ü Que tipo de texto é este? (História
infantil, Fábula.);
ü Esta história pode acontecer na
vida real? Por que?
ü Fazer perguntas referente ao texto: Quais os
personagens da História? O que a pipa sentiu quando subiu bem alto? Para a Pipa, o que era bom saber quando
estava lá no alto? Quem, lá embaixo, esperava a pipa?
ü Por que a pipa não podia mais
voar? Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras
pipas voando lá em cima?
|
RECURSO
|
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
(Apropriação gradativamente dos gêneros usado no cotidiano e apropriação da
escrita e do sistema alfabético)
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
QUESTIONAMENTOS:
ü Qual o título do livro? Quem é o
autor? Ou autores?
ü Que tipo de texto é este? (História
infantil, Fábula.);
ü Fazer perguntas referente ao texto: Quais os
personagens da História? O que a pipa sentiu quando subiu bem alto? Para a Pipa, o que era bom saber quando
estava lá no alto? Quem, lá embaixo, esperava a pipa?
ü Por que a pipa não podia mais
voar? Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras
pipas voando lá em cima?
|
RECURSO
|
PRODUÇÃO ESPONTÂNEA DA ESCRITA ( o que aprendi?)
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
RECURSO
|
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO
DE PLANEJAMENTO
Período: Período de 27 à 29/05/2013.
Orientadora: Rozalia Alves dos Santos Gonçalves.
3º ano.
2º dia
|
LEITURA PARA DELEITE (Selecionar
textos significativos; ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a
adequação a faixa etária e conteúdos
das mensagens, evitando preconceito de
raça, sexo, gênero, credo)
|
OBJETIVO
§
Estimular o prazer pela leitura.
|
ESTRATÉGIA
§
Organizar o ambiente;
§
Convidar os alunos a sentarem
em círculo;
§
Apresentar o livro, autor, ilustrador;
§
Realizar a leitura do livro.
|
RECURSO
§
Livro de história ou textos.
|
RODA DE LEITURA E ORALIDADE (
Hora da leitura - Aquisição da leitura e desenvolvimento da fala, criar
expectativas e interesse no leitor, levar a formular hipóteses, e fazer
previsões do texto.
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
Qual foi o sentimento da pipa pela
flor? É possível haver este sentimento entre uma pipa e uma flor? Você já
teve inveja? O que significa este sentimento? E medo você já teve? Etc.
OBS:O professor deverá citar todos
os sentimentos do trecho do texto e fazer questionamentos.
|
RECURSO
|
LEITURA
COM COMPREENSÃO ( Linhas e entrelinhas - Apropriação da leitura compreensiva,
exploração do texto e vocabulário)
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
Ex: amor, inveja, raiva, medo, tristeza... ( o professor deverá também copiar
no quadro ou cartaz as respostas dos alunos.)
|
RECURSO
|
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
(Apropriação gradativamente dos gêneros usado no cotidiano e apropriação da
escrita e do sistema alfabético)
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
RECURSO
|
PRODUÇÃO ESPONTÂNEA DA ESCRITA ( o que aprendi?)
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
Ciúme, triste, inveja, raiva....
|
RECURSO
|
Atividade
A pipa e a flor
Era uma vez uma
pipa de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não
conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar.
A flor, então
soltou a linha para a pipa voar bem alto. Mas a flor, aqui de baixo, percebeu
que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava
ficando com raiva. Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela
tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa. Tinha raiva ao ver a
felicidade da pipa, longe dela....Tinha raiva quando via as pipas lá em cima,
tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora. E pensava:
- Se a pipa me
amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o
tempo todo comigo...
E a inveja
juntou-se ao ciúme. Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que
os outros têm, e nós não. Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a
felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele. E a flor começou a ficar
malvada. Ficava emburrada quando a pipa chegava. Exigia explicação de tudo.
E a pipa
começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer. E a
flor foi aos poucos, encurtando a linha. A pipa não mais podia voar.
Via, ali do
baixinho, de sobre o quintal (esta era toda a distância que a flor lhe permitia
voar) as outras pipas, lá de cima... E sua boca foi ficando triste. E percebeu
que já não gostava tanto da flor, como no início.
ALVES, Rubem. A pipa e a
flor. São Paulo, Loyola, s/d.,3ª edição.
1.Após a leitura do texto circule os sentimentos em seguida
escreva-os nos espaços:
|
|
|
|
2. Escolha dois sentimentos escreva no espaço e
depois ilustre.
____________________________
_____________________________
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO
DE PLANEJAMENTO
Período: Período de 27 à 29 /05/2013.
Orientadora: Rozalia Alves dos
Santos Gonçalves.
3º ano.
3º dia
|
LEITURA PARA DELEITE (Selecionar textos
significativos; ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a
adequação a faixa etária e conteúdos
das mensagens, evitando preconceito de
raça, sexo, gênero, credo)
|
OBJETIVO
§
Estimular o prazer pela leitura.
|
ESTRATÉGIA
§
Organizar o ambiente;
§
Convidar os alunos a sentarem
em círculo;
§
Apresentar o livro, autor, ilustrador;
§
Realizar a leitura do livro.
|
RECURSO
§
Livros ou textos.
|
RODA DE LEITURA E ORALIDADE (
Hora da leitura - Aquisição da leitura e desenvolvimento da fala, criar expectativas
e interesse no leitor, levar a formular hipóteses, e fazer previsões do
texto.
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
RECURSO
|
LEITURA
COM COMPREENSÃO ( Linhas e entrelinhas - Apropriação da leitura compreensiva,
exploração do texto e vocabulário)
|
OBJETIVO
Compreender as diferenças dos finais da história.
|
ESTRATÉGIA
|
RECURSO
|
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Apropriação
gradativamente dos gêneros usado no cotidiano e apropriação da escrita e do sistema alfabético)
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
Atividade
Obs: O professor
deverá fazer as solicitações no quadro e pedir que escrevam no caderno.
|
RECURSO
|
PRODUÇÃO ESPONTÂNEA DA ESCRITA ( o que aprendi?)
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
RECURSO
|
SUGESTÕES E ENCAMINHAMENTOS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário