quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Planejamento do livro a Pipa e a Flor.


O livro A pipa e a flor retrata poeticamente a história de amor entre uma pipa e uma flor. Primeiro, o autor descreve a “natureza” da pipa, para, em seguida, narrar o encontro entre ela e a flor, como também os desafios de manter uma relação afetiva entre sujeitos com trajetórias tão diferentes. O livro possibilita boas discussões em grupo, ao propor três possibilidades de desfecho, cabendo a escolha ao leitor. Valoriza, assim, o respeito pelas diferenças e pelas escolhas que os indivíduos fazem para si, desconstruindo a noção de amor como um sentimento que também encerra dominação.


Este Planejamento foi elaborado pelos Professores Alfabetizadores do 3º Ano e aplicado em todas as turmas da Sede distrito e Zona Rural do município.


PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
                                                         ROTEIRO DE PLANEJAMENTO

Período:  Período de 27 à 29 /05/2013.
Orientadora: Rozalia Alves dos Santos Gonçalves.
3º ano.

                                                    1º dia
LEITURA PARA DELEITE (Selecionar textos significativos; ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação  a faixa etária e conteúdos das mensagens, evitando  preconceito de raça, sexo, gênero, credo)
OBJETIVO
§         Estimular o prazer pela leitura.

ESTRATÉGIA
§         Organizar o ambiente;
§         Convidar os alunos a sentarem  em círculo;
§         Apresentar o livro, autor, ilustrador;
§         Realizar a leitura do livro.
RECURSO
§         Livro de história ou  textos.

RODA DE LEITURA E ORALIDADE ( Hora da leitura - Aquisição da leitura e desenvolvimento da fala, criar expectativas e interesse no leitor, levar a formular hipóteses, e fazer previsões do texto.

OBJETIVO
  •  Entender o texto a Pipa e a flor.
ESTRATÉGIA
  • O professor deverá colocar no quadro ou cartaz  o título do livro ( A PIPA E A FLOR);
  • Solicitar que o aluno leia ou ler para os alunos
  •  Instigar os alunos sobre o título: O que significa o título?  Porque o título a Pipa e a flor?
(Dialogar com os alunos  que este  é o  título do livro que irão estudar;)
  • Continuar questionando: um livro com este título o que será que vai falar? (deixar que os alunos falem, descubra, participe.)
  • Fazer outras perguntas diversas: ( quem gosta de pipas? Quem já brincou, quem sabe fazer etc...)  outros questionamentos a critério do professor.
Convidar os alunos a sentarem em semicírculo  nas cadeiras ou tapete  e começar o estudo do livro
  • Apresentar o livro aos alunos;
  • Instigar os alunos sobre as ilustrações, quem são esses personagens? O que o Cebolinha está carregando? Será que é uma história em quadrinhos?
  • Conversar com os alunos que este livro não está em quadrinhos, é um texto narrativo (uma fábula);
  • Falar dos autores; Maurício de Sousa como participação (desenhista) e Rubem Alves autor.
  • Fazer a leitura introdutória;
  • Ler a história para os alunos.
RECURSO
  • Livro do acervo obras complementares A Pipa e a Flor.
LEITURA COM COMPREENSÃO ( Linhas e entrelinhas - Apropriação da leitura compreensiva, exploração do texto e vocabulário)
OBJETIVO
  • Ler e compreender o texto a Pipa e Flor.
ESTRATÉGIA
  • Após a leitura do texto ( o livro) A Pipa e a Flor. Fazer questionamentos para a interpretação:
ü       Qual o título do livro? Quem é o autor? Ou autores?
ü       Que tipo de texto é este? (História infantil, Fábula.);
ü      Esta história pode acontecer na vida real? Por que?
ü       Fazer perguntas referente ao texto: Quais os personagens da História? O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?  Para a Pipa, o que era bom saber quando estava lá no alto? Quem, lá embaixo, esperava a pipa?
ü      Por que a pipa não podia mais voar? Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?
RECURSO
  • Livro do acervo obras complementares  A pipa e a flor.
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Apropriação gradativamente dos gêneros usado no cotidiano e apropriação da escrita e  do sistema alfabético)
OBJETIVO
  • Compreender o texto através do registro de idéias.
ESTRATÉGIA
  • Copiar no quadro os questionamentos feito oralmente;
  • Solicitar que os alunos escrevam no caderno;
  • Estimular os alunos a responderem e registrar suas respostas no caderno.
QUESTIONAMENTOS:
ü      Qual o título do livro? Quem é o autor? Ou autores?
ü       Que tipo de texto é este? (História infantil, Fábula.);
ü       Fazer perguntas referente ao texto: Quais os personagens da História? O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?  Para a Pipa, o que era bom saber quando estava lá no alto? Quem, lá embaixo, esperava a pipa?
ü      Por que a pipa não podia mais voar? Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?
RECURSO
  • Caderno do aluno,
                                        PRODUÇÃO ESPONTÂNEA DA ESCRITA ( o que aprendi?)
OBJETIVO
  • Representar o texto espontaneamente.
ESTRATÉGIA
  • Solicitar que os alunos escolham a parte do texto que mais gostou, relate e ilustre.
RECURSO
  • Caderno do aluno.


PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
                                          ROTEIRO DE PLANEJAMENTO

Período:  Período de 27 à 29/05/2013.
Orientadora: Rozalia Alves dos Santos Gonçalves.
3º ano.
                                                   2º dia
LEITURA PARA DELEITE (Selecionar textos significativos; ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação  a faixa etária e conteúdos das mensagens, evitando  preconceito de raça, sexo, gênero, credo)
OBJETIVO
§         Estimular o prazer pela leitura.
ESTRATÉGIA
§         Organizar o ambiente;
§         Convidar os alunos a sentarem  em círculo;
§         Apresentar o livro, autor, ilustrador;
§         Realizar a leitura do livro.
RECURSO
§         Livro de história ou  textos.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE ( Hora da leitura - Aquisição da leitura e desenvolvimento da fala, criar expectativas e interesse no leitor, levar a formular hipóteses, e fazer previsões do texto.
OBJETIVO
  •  Ler e interpretar os sentimentos existentes no texto.  
ESTRATÉGIA
  • Convidar os alunos a sentarem em semicírculo e fazer a leitura do trecho do livro da p.24 à 38.
  • Fazer questionamentos: Quais são os sentimentos citados no texto?
Qual foi o sentimento da pipa pela flor? É possível haver este sentimento entre uma pipa e uma flor? Você já teve inveja? O que significa este sentimento? E medo você já teve? Etc.

OBS:O professor deverá citar todos os sentimentos do trecho do texto e fazer questionamentos.
RECURSO
  • Livro do acervo das obras complementares.
LEITURA COM COMPREENSÃO ( Linhas e entrelinhas - Apropriação da leitura compreensiva, exploração do texto e vocabulário)
OBJETIVO
  • Ler e compreender trecho do livro.
ESTRATÉGIA
  • Entregar o texto aos alunos e solicitar que leiam silenciosamente em seguida ler em voz alta de forma coletiva.
  • Fazer perguntas aos alunos a partir da leitura: ( A partir da leitura desse trecho, que idéia você faz da Pipa ?  Por que? ( responder oralmente, o professor poderá copiar no quadro a medida que o aluno for respondendo.)

  • Fazer uma lista no quadro ou cartaz dos sentimentos existente no trecho do livro e solicitar que os alunos  digam o que sabem sobre estes sentimentos:
Ex: amor, inveja, raiva, medo, tristeza... ( o professor deverá também copiar no quadro ou cartaz as respostas dos alunos.)     
  • Solicitar que os alunos respondam oralmente e faça comentários ou questionamentos sobre os sentimentos e/ou valores.
RECURSO
  • Livro, cartaz, quadro.
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Apropriação gradativamente dos gêneros usado no cotidiano e apropriação da escrita e  do sistema alfabético)
OBJETIVO
  • Compreender e analisar linguisticamente as palavras.
ESTRATÉGIA
  • Solicitar que os alunos procurem no texto os sentimentos e circule-os, em seguida escreva no espaço abaixo e dê o seu significado.
  • Escolher dois sentimentos escrever o nome e ilustrar.
RECURSO
  • Texto e atividade xerografada.
                   PRODUÇÃO ESPONTÂNEA DA ESCRITA ( o que aprendi?)
OBJETIVO
  • Escrever espontaneamente frases.
ESTRATÉGIA
  • Pedir que os alunos escrevam frases a partir das palavras que a professora solicitar.
Ciúme, triste, inveja, raiva....
RECURSO
  • Caderno do aluno.

                                
Atividade
                                      A pipa e a flor

Era uma vez uma pipa de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar.
A flor, então soltou a linha para a pipa voar bem alto. Mas a flor, aqui de baixo, percebeu que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando com raiva. Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa. Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa, longe dela....Tinha raiva quando via as pipas lá em cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora. E pensava:
- Se a pipa me amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo...
E a inveja juntou-se ao ciúme. Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não. Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele. E a flor começou a ficar malvada. Ficava emburrada quando a pipa chegava. Exigia explicação de tudo.
E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer. E a flor foi aos poucos, encurtando a linha. A pipa não mais podia voar.
Via, ali do baixinho, de sobre o quintal (esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de cima... E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da flor, como no início.
                                                       ALVES, Rubem. A pipa e a flor. São Paulo, Loyola, s/d.,3ª edição.

1.Após a leitura do texto circule os sentimentos em seguida escreva-os nos espaços:
                             
 
                                                        
                             
 
                                        
                             
 
                                           
                             
 
                                 

2.   Escolha dois sentimentos escreva no espaço e depois ilustre.                                   
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PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
                                                         ROTEIRO DE PLANEJAMENTO

Período:  Período de 27 à 29 /05/2013.
Orientadora: Rozalia Alves dos Santos Gonçalves.
3º ano.
                                                    3º dia
LEITURA PARA DELEITE (Selecionar textos significativos; ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação  a faixa etária e conteúdos das mensagens, evitando  preconceito de raça, sexo, gênero, credo)
OBJETIVO
§         Estimular o prazer pela leitura.

ESTRATÉGIA
§         Organizar o ambiente;
§         Convidar os alunos a sentarem  em círculo;
§         Apresentar o livro, autor, ilustrador;
§         Realizar a leitura do livro.

RECURSO
§         Livros ou textos.

RODA DE LEITURA E ORALIDADE ( Hora da leitura - Aquisição da leitura e desenvolvimento da fala, criar expectativas e interesse no leitor, levar a formular hipóteses, e fazer previsões do texto.
OBJETIVO
  • Expor opiniões sobre o final da história.
ESTRATÉGIA
  • Convidar os alunos a ficarem em semicírculo;
  • Retomar a história  A Pipa e a flor;
  • Ler  as páginas 38 3 39.;
  • Explicar que estes três pontinhos significa que a história não terminou;
  • Ler a p. 39 e convidar os alunos a opinarem sobre o final da história;
  • Ler os três finais;
  • Realizar discussões sobre os finais.
RECURSO
  • Livro:  A PIPA E A FLOR.(acervo das obras complementares.)

LEITURA COM COMPREENSÃO ( Linhas e entrelinhas - Apropriação da leitura compreensiva, exploração do texto e vocabulário)
OBJETIVO
Compreender as diferenças dos finais da história.

ESTRATÉGIA
  • Dividir os alunos em dupla entregar os finais da história pedir que leiam;
  • Discutir com os alunos sobre os finais da história e solicitar que escolham um final;
  • Cada dupla deverá ler o final escolhido e explicar porque escolheu.
RECURSO
  • Textos com o final da história.
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Apropriação gradativamente dos gêneros usado no cotidiano e apropriação da escrita e  do sistema alfabético)
OBJETIVO
  • Compreender os sinais de pontuação e aplicar adequadamente em frases e textos.
  • Desenvolver habilidades de escrita através da escrita de pequenos textos.
ESTRATÉGIA
  • Escolher um dos finais da história ler com boa entonação e dando ênfase na pontuação;
  • Explicar os sinais de pontuação no texto e outros exemplos;
  • Solicitar que os alunos escrevam frases ditadas pela professora  e empregar  os sinais de pontuação; ( o professor deverá usar frase do texto.);
  • Solicitar que os alunos opinem e escrevam sobre o livro estudado; ( Instigar os alunos a opinarem fazendo questionamentos diversos sobre a história que foi estudada  em seguida peça que escrevam a sua opinião.
              Atividade
  1. Escrita de frases.
  2. Escrita de texto.
Obs: O professor deverá fazer as solicitações no quadro e pedir que escrevam no caderno.

RECURSO
  • Caderno do aluno, livro.
               PRODUÇÃO ESPONTÂNEA DA ESCRITA ( o que aprendi?)
OBJETIVO
  • Representar espontaneamente o final da história.
ESTRATÉGIA
  • Solicitar que o aluno em seu caderno escreva o final escolhido ou cole e ilustre.
RECURSO
  • Caderno do aluno, texto.
SUGESTÕES E ENCAMINHAMENTOS








 

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