sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sequência didática 1º ano


É por meio do planejamento que o professor busca melhor organizar sua prática. Nesse sentido, os professores alfabetizadores do município de Pojuca têm desenvolvido um trabalho através de sequências didáticas com os diversos gêneros textuais, possibilitando as crianças refletirem e analisarem sobre a escrita e a leitura de forma prazerosa e significativa.


Sequência Didática

Professoras: Cristiane Barreto, Jouzicléia Silva, Márcia Silva, Amanda Conceição, Débora de Jesus, Eliane Abreu e Margarete dos Santos.
Escola: Norma Guimarães Rêgo (Anexo) e Conselheiro Saraiva.
Ano: 1º
Gênero textual: Conto “João e Maria”.
Tempo estimado: 5 dias.
Período: 23/ 09 à 27/ 09
Orientadora de Estudo: Cassia Carine Freire Berain Guimarães.


Conteúdos trabalhados: Leitura e escrita, valores ( éticos, morais e afetivo), oralidade e reflexão metalingüística ( Análise estrutural e fonológica das palavras ), paisagem local.

Direitos de aprendizagem:
·        Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos criados e recebidos;
·        Apreciar e compreender textos do universo literário ( contos, fábulas, crônicas, poemas dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura;
·        Localizar informações explícitas, realizar inferência, interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·        Estabelecer relação intertextualidade entre textos;
·        Relacionar textos verbais e não- verbais, construindo sentido;
·        Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes lingüística e os diferentes gêneros textuais;
·        Participar de interpretações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
·        Descrever as características da paisagem local e compará-lo com as de outras.

Objetivos:
·        Compreender a função e a estrutura do gênero textual;
·        Familiariza- se com o gênero textual conto;
·        Compreender o conto “João e Maria” a partir da leitura e  das ilustrações;
·        Descrever o local onde acontece a história;
·        Refletir sobre o conto através de perguntas orais;
·        Dramatizar o conto;
·        Listar nomes de doces;
·        Analise estrutural e fonológica das palavras do conto;
·        Ordenar coletivamente os fatos do conto;
·         Fazer a reescrita do conto;
·        Narrar o conto oralmente;
·        Completar o texto lacunado  sobre o conto/
·        Apropriar- se  de valores morais, éticos e afetivos ( Respeito, Obediência, Coragem, Esperança, Perseverança,Confiança).

Primeira etapa:  Apresentação  e ordenação do conto “João e Maria”

·        Organizar os alunos em semi círculo no tapete e convidar os alunos para ouviro conto “João e Maria”;
·        Apresentar o livro ( Capa, ilustração, autor) do conto “João e Maria” e em seguida fazer perguntas do que será lido e sobre o gênero que será trabalhado ( função e estrutura), a partir das ilustrações da capa do livro;
·        Leitura do conto feita pela professora oralmente;
·        Conversar com os alunos o que eles compreenderam da história e fazer questionamentos sobre a história oralmente (interpretação);
·        Perguntar para os alunos onde é o  local que acontece a história e como ele é;
·        Conversar com os alunos sobre os valores ( Respeito, Obediência, Coragem, Esperança, Perseverança,Confiança)  existentes no conto;
·        Dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá umas partes da história xerografada para os alunos realizarem a pintura coletiva;
·         Arrumar o conto seguindo a sequência dos fatos. Pedir que os alunos façam o reconto  do conto “João e Maria” coletivamente , com a intervenção da professora  e o grupo que estiver com a parte da história que está sendo falada deve colocar no varal da história.


Segunda etapa: Retomada da leitura do conto “João e Maria” e escrita  de palavras.
·        Fazer a releitura do conto. Durante a leitura da história a professora irá fazendo questionamentos sobre a história para os alunos completarem oralmente;
·        Após a leitura será realizada a  discussão envolvendo os valores abordados no conto;
·        Distribuir para os alunos o texto lacunado com partes do conto, para os alunos completarem com as palavras que faltam e em seguida será a explicação da atividade.  Para os alunos que ainda não estão alfabéticos será dado o banco de palavras com as palavras que estão faltando na atividade, para que eles possam procurar a palavra e realizar a atividade. Durante a atividade a professora fará as intervenções;
·        Leitura coletiva da atividade;
·        Análise estrutural e fonológica das palavras. A professora deverá escrever algumas palavras da história na cartela didática e em seguida fazer a análise das palavras ( letra e sílaba inicial, final, quantidade de letras e sílabas, comparar a quantidade de letras entre as palavras).

Terceira  etapa: Reconto do conto e lista de palavras.
·        Arrumar os alunos na rodinha e pedir que eles façam o reconto da história observando as partes do conto que está no varal;
·        Pedir que os alunos listem oralmente quais os doces que eles acham que tinham na casa da bruxa. Iniciar os questionamentos proporcionando reflexão: Quais os doces que eles mais gostam; Se acharam certo a atitude do pai; Se ele fosse o pai que atitude teria com os filhos; Se fosse a bruxa o que ele faria com João e Maria; Qual o personagem da história que eles queriam ser;
·        Dividir a turma em dupla, respeitando o nível de escrita, e pedir para fazerem uma lista de doces que os alunos imaginam que tinha na casa da bruxa, em seguida ilustrar;

Quarta etapa: Produção do conto “João e Maria”.

·        Retomar o estudo do conto através de perguntas: Qual é o gênero textual que está sendo trabalhado;  Que outros contos eles conhecem; Qual o título do conto; Quais os personagens; De que fala o conto; Qual a parte do conto que mais gostou; E através dessa perguntas perceber se os alunos já se apropriaram da história;
·        O professor fará o reconto  da história oral com os alunos;
·        Distribuir para os alunos a atividade e explicar. Nessa atividade a professora deverá pedir para os alunos fazerem a rescrita do conto através da produção escrita. Após os alunos derem realizado a atividade a professora irá pedir que faça a leitura de sua produção, quem preferir pode fazer a leitura em voz alta. Durante todo o processo a professora deverá fazer as intervenções;
·        A professora deverá escolher uma produção, pedir ao aluno a permissão para escrever a sua produção no quadro para fazer a revisão junto com todos os alunos, fazendo análise estrutural e fonológica das palavras;
·        Expor as atividades dos alunos no cantinho das produções.
                      
Quinta  etapa: Dramatização da história.
                                                                                                                                                                                                                      
·     Arrumar o cenário do conto para a realização da dramatização;
·        Arrumar os alunos para a dramatização do conto “João e Maria”;
·               Convidar os alunos das outras salas para assistirem a dramatização;
·               Cada aluno será um personagem da história;
·               A professora irá convidar um aluno para fazer a leitura do conto, a medida que a criança for lendo os alunos deverão ir dramatizando. Quando for a vez do personagem falar o narrador para de ler;
·               Iniciar a dramatização.
                      
Avaliação 
Ao final da sequência didática espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer estrutura do conto, diferencie o conto de outros gêneros textuais, avance na apropriação do sistema da escrita, desenvolva a linguagem oral e faça a rescrita do conto com coerência.

Referências
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Unidade 6, Ano 1.

Livro:Meus Clássicos Favoritos, Conto “João e Maria”. Autor Irmão Grimm, Editora Cedic,


Imagens das crianças construindo e dramatizando o conto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário