Delícia de Diversão – Gente que faz!
Brincando também se aprende.
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO
PROFESSOR ALFABETIZADOR
ESCOLA MUNICIPAL TEREZA FREIRE MARINS
BAIRRO : POJUCA II
NOME DA PROFESSORA: JOSINA CARVALHO DOS SANTOS FERREIRA
ANO: 2º
TURNO: VESPERTINO.
Nº DE ALUNOS: 22
ORIENTADORA DE ESTUDO: EDNEUZA SOUZA CRISTO
RELATO DO JOGO CAÇA-RIMAS
A realização do
jogo “caça-Rimas” foi muito interessante, pois o trabalho com rimas tem sido
realizado desde o ano passado e eles têm uma grande facilidade de perceber
quando um texto tem rimas.
Iniciamos a aula
com o momento do deleite que já é realizada também pelos alunos da classe. Em
seguida apresentei a nossa agenda do dia e na leitura eles viram que tinha
jogo, a felicidade foi total, pois o jogo já faz parte das nossas aulas. Li o
título CAÇA RIMAS e perguntei: de que será que vamos brincar? A resposta foi certa, de rimas.
Vale ressaltar que
o jogo favorece não só o processo de alfabetização como também fortalece o
letramento e as habilidades de natureza física, social e cognitiva.
Apresentei a caixa
do jogo com suas cartelas, e as fichas e fomos para a leitura das regras do
jogo, que é muito importante para que o jogo aconteça corretamente.
Ao falar das rimas,
já se ouvia alguém dizer palavras que se combinam no final o som. Aproveitei e
falei uma palavra da cartela e logo ouvir várias palavras que rimavam com a
palavra falada.
Devido à quantidade
das cartelas serem poucas, a turma foi dividida em quatro duplas e os demais
eram os torcedores até chegar à vez deles.
As duplas sentaram no chão em tapetes, as cartelas foram entregues e as
fichas também. Após o sinal deu-se inicio ao jogo propriamente dito.
Com as cartelas nas
mãos dos jogadores, fizemos uma leitura prévia dos desenhos das cartelas e
também das fichas, pois alguns desenhos eram meio duvidosos, ex: o desenho da
piscina eles acharam que era uma praia.
Ao realizar a
leitura das palavras começou a emoção do jogo e as duplas discutiam sempre
preocupadas com o som final das palavras, você percebe que mesmo brincando
havia a necessidade de refletir sobre a palavra falada e quando encontrava a
ficha certa a torcida envolvida concordava ou não com a escolha. “ E a dupla
vibrava que só”.
Outro momento muito
interessante foi à associação que eles faziam a outras palavras que rimavam com
as palavras faladas. Podemos perceber a importância do lúdico na vida das
crianças, pois nós enquanto escolas precisamos dá as crianças chances de crescer
e se adaptar ao mundo coletivo. Considerando o lúdico como parte integrante da
vida humana não só no aspecto do divertimento ou como forma de descarregar
tensões, mas também como uma forma de aprender com prazer.
Foi percebível que
o trabalho em dupla favoreceu a interação e a zona de desenvolvimento das
crianças que discutem até chegarem a uma solução o mais rápido possível.
As atividades
lúdicas nos permitem ampliação do pensamento do aluno e temos que está atentos
as posturas do corpo, gestos e movimentos, pois o pensamento é sustentado pelo
movimento.
Uma atividade
brilhante que garante o aprendizado por meio da reflexão das crianças. Ainda
foi possível o preenchimento da cartela com as palavras usadas no jogo, a
cartela foi preenchida no coletivo e após eles preencheram a cartela
individualmente, favoreceu a vontade
deles em falar outras palavras que rimam com as trabalhadas na brincadeira.
Ao final para
desenvolver a escrita dos alunos, pedi que pegassem as cartelas mais uma vez e
pedi que listassem no caderno o nome dos desenhos das cartelas. Fiz as
intervenções e correções necessárias, levando o aluno a refletir sobre a
escrita das palavras.
Veja as imagens...
Professora Josina com seus alunos. |
Turminha animada. |
Hora do jogo. |
Hora do jogo. |
Como é bom brincar, ganhar e comemorar. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário